E depois do adeus - 25 de Abril de 1974

Em Abril de 1974, os meus Pais estavam com 53 anos de idade.

O meu Pai, militar de carreira, dava aulas aos militares que cursavam nos Altos Estudos em Pedrouços e a minha Mãe continuava a sua missão de professora de francês e português.

De dia dava aulas no liceu e à noite dava aulas a adultos em Lisboa.

Nessa época ganhava-se pouco e lá em casa além dos meus Pais havia quatro filhos para sustentar e educar.

Para os meus Pais a Revolução dos Cravos foi uma enorme surpresa. E como toda a vida foram ensinados a não serem políticos mas patriotas, assim se mantiveram.

Os meus sogros, transmontanos de nascença e um pouco mais velhos que os meus Pais, já com 60 anos, e que sofreram muitas privações com a 2ª guerra mundial por causa do racionamento alimentar imposto ao povo pelo Salazar (apesar de se dizer que Portugal não tinha participado nesta guerra), contavam que viam sair pela fronteira para Espanha camionetas carregadas de alimentos dizendo “Sobras de Portugal” enquanto os portugueses passavam fome!

Recordo-me de ouvir a minha sogra dizer que nunca tinha visto tanta fartura como depois do 25 de Abril. As pessoas começaram a viver melhor.


Isabel Machado

Sem comentários: