Uma breve história sobre a filosofia da alimentação chinesa

Os conceitos de Ying e Yang desenvolvidos pela medicina tradicional chinesa são empregados na área da alimentação e do preparo dos alimentos como base da dietoterapia chinesa.
Acredita-se que os alimentos classificados como Yang aumentem o calor do corpo (acelerem o metabolismo, enquanto os alimentos Yin diminuam o calor do corpo (desacelerem o metabolismo).
Em geral, os alimentos Yang são altamente energéticos, especialmente ricos em energia proveniente das gorduras, enquanto os alimentos Yin costumam ter uma percentagem maior de água.
O ideal chinês é comer dos dois tipos de comida para manter o corpo em equilíbrio. Uma pessoa que coma em demasia alimentos Yang pode sofrer de acne e mau-hálito, enquanto uma pessoa com falta de alimentação Yang pode se tornar letárgica ou anémica.
Alguns alimentos são considerados como especialmente dotados de propriedades curativas ou revigorantes.
Os Cantoneses atribuem uma grande importância à reacção do corpo aos alimentos. No Cantão a prática da terapia alimentar chinesa está incorporada no cotidiano de muitas pessoas.
Os alimentos são classificados de acordo com estes efeitos, e a dieta individual é ajustada de acordo com as condições físicas de cada um segundo a avaliação da medicina tradicional chinesa. A seguir, uma lista de classificação dos alimentos comuns.
Texto tirado da Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cant%C3%A3o

Sem comentários: