Gastronomia das regiões de Portugal

Estremadura
Neste Roteiro Gastronómico de Portugal revelam-se sabedorias seculares, usos, costumes.
Entendemos também que ao divulgar as nossas tradições é uma forma de combate em prol da revitalização do nosso património gastronómico.
A melhor maneira de o preservar é, sem dúvida, a cozinha familiar, em que se renovam as preciosas receitas dos nossos antepassados.
A Estremadura abrange uma área de sessenta mil quilómetros quadrados, onde se encontram diferentes tipos de relevo e climas. O nome surgiu durante as lutas contra os mouros e deriva provavelmente do latim terra “extrema et dura”.
A região histórica da Estremadura localiza-se na parte central/litoral do país. As penínsulas de Lisboa e Setúbal são divididas pelo vale do Tejo. Na parte norte, cultivam-se vinhedos, olivais e cereais; Cartaxo e Torres são famosas pelos seus vinhos. A parte sul é menos cultivada, com florestas de sobreiros. Por todo o vale do Tejo cultivam-se milho, uva, arroz e trigo. Ali são criadas também as melhores raças de cavalos e touros utilizados nas touradas. No litoral oeste de Lisboa, chamado Riviera portuguesa pelos seus importantes centros de lazer, estão as cidades, Estoril, Cascais e Sintra. Além de Lisboa, outras cidades importantes da Estremadura são Setúbal, principal pólo de pesca da sardinha, Barreiro e Almada, subúrbios de Lisboa; e as cidades pesqueiras de Peniche e Nazaré.

Petiscos
Caracóis à Portuguesa
Pataniscas de Bacalhau
Peixinhos da Horta (feijão verde frito)
Rissóis
Mariscos e Peixes
Amêijoas à Bulhão Pato
Bacalhau à Brás
Caldeirada
Pargo no Forno
Peixe Frito de Escabeche
Sopa Rica de Pei

Carnes
Bife à Café
Bife com Ovo a Cavalo
Bifes de Cebolada
Cozido à Portuguesa
Favada à Portuguesa
Feijoada à Portuguesa
Coelho à Caçadora

Doces e Pudins
Farófias
Pudim Flan
Torta de Laranja
Bolo Rei
Trouxas das Caldas
Pão-de-Ló de Alfeizerão

Sem comentários: