Sabores do Mundo

Como já abordei a doçaria portuguesa em época natalícia vou dedicar este artigo aos maravilhosos  DOCES  MACAENSES.

“As senhoras macaenses eram grandes doceiras. Um bolo muito requisitado era o cake.
Um bolo de frutas que era confeccionado com dois ou três meses de antecedência. Tinha cor escura, com pedacinhos de passas e frutas cristalizadas. Levava aguardente, canela e açúcar amarelo. O bolo era, depois, cortado em pequenas fatias quadradas e estreitas, embrulhado em papel celofane e colocado dentro de caixinhas com um desenho de um cálice e uma hóstia. A caixa tinha fitas laterais que davam um lacinho. Era a lembrança do dia da 1ª Comunhão. Todos os convidados recebiam uma caixa destas. Havia outro bolo muito típico. O “bolo menino”. Feito de pinhões, amêndoas e coco, tudo ralado e coberto com açúcar em pó. Não levava farinha. Uma delícia. Bebíamos limonada ou coca-cola. Em Portugal a coca-cola era proibida, mas não em Macau, devido à influência e proximidade de Hong-Kong.”
(extraído do livro “Há Biscoitos no Armário” de Jorge Pinheiro – 21 OUT2011)

A doçaria macaense é igualmente rica e variada como a portuguesa.

Além do Cake e do Bolo Menino, vou citar alguns doces tradicionais do Natal: O Coscurão, o Farte e o Alua são o conjunto de doces mais simbólicos da religiosidade dos macaenses, já que são presença nas mesas em dias festivos por representarem o lençol (coscurão), o travesseiro (farte) e o colchão (alua) do Menino Jesus.
Empada de peixe é outro prato tradicional do Natal e ainda hoje é muito apreciada pelo exotismo do seu sabor.

Tenho ainda que referir o Baji feito de arroz glutinoso, coco ralado e açúcar (é o  arroz doce macaense, fica gomoso); Batatada com batata doce, jagra, farinha, leite, coco, amendoa e manteiga; Bebinca de leite um dos meus preferidos, com leite de coco; Bicho bicho uma massa que ao ser frita se torce em forma de bicho; Camalengada leva abóbora, açúcar e folhas de figueira; Coqueira descendente do pastelinho de coco; Cabelo de noiva são fios de ovos; Genetes bolachinhas à base de fécula de milho; Gelatina de Café (agar-agar); Pudim de manga; Rebuçados de ovos; Saran-surável um bolo que é coberto com um preparado de côco e de farinha de feijão torrado; e a Geleia pé de galinha que faz o aproveitamento da geleia que resulta da cozedura das patas da galinha, à qual se junta açúcar e vinho do Porto.

Depois de recordar estes sabores doces, deixo duas receitas macaenses caseiras muito simples e fácil de confeccionar.

Para todos e respectivas famílias desejo um Doce Natal e um Feliz Ano Novo!
  
Macau Dez/2013

Bolinhas de côco

Ingredientes:

250 gr de açúcar
250 gr de côco ralado
3 gemas de ovos
150 ml de água ou água de côco
Açúcar branco q.b. para envolver

Preparação:

Derreter o açúcar com água de côco ou só água, até estar em ponto de fio e juntar o côco ralado. Em estando cozido, deixar arrefecer, misturar as gemas e levar ao lume a engrossar. Tender as bolinhas, passar por açúcar e colocar em forminhas de papel.

Quadrados de amendoim

Ingredientes:
500 gr de açúcar
500 gr de amendoim torrado e descascado (sem pele)
1 ovo inteiro, mais uma gema
Leite q.b.

Preparação:
Triturar e misturar o amendoim com o açúcar, o ovo inteiro e a gema. A massa tem de ficar numa consistência que permita estender com um rolo (no caso de estar muito seca pode juntar-se um pouco de leite). Estender essa mistura deixando que fique com 1,5 cm de espessura. Cortar em quadrados, salpicar com açúcar e enfeitar com um grão de amendoim no centro de cada quadrado.

Sem comentários: