Gastronomia Algarvia

Conhecer a gastronomia tradicional algarvia é obrigatório para quem visita a região, Algarve não é só praias.
Rica de sabores e simples de confecção, a gastronomia do Algarve, tem as suas raízes em tempos e quotidianos longínquos e absorveu influências diversas.

 Apesar de sofrer uma descaracterização sofrida nas últimas décadas por força do turismo, nem sempre está associada a uma quebra de qualidade, é nesta região que se encontram o maior número de restaurantes criativos, estrelas Michelin, na sua maioria sob gerência de chefes estrangeiros.
Por ser terra de pescadores virada a Sul para o Atlântico, o peixe e o marisco desempenham papel principal nesta gastronomia.

As melhores receitas provêm dos pescadores que, ao longo dos tempos descobriram a melhor forma de preservar os sabores naturais, da forma mais simples, grelhando-os no carvão.

Há inúmeras receitas em que os peixes e mariscos são deliciosamente confeccionados com a ajuda de ervas aromáticas e especiarias.
A mais famosa é a de Amêijoas na Cataplana, recipiente de cobre de origem Árabe, eficaz na conservação dos aromas e sabores.
Mas não é só do mar que vêm as influências.

Toda a região interior serrana ofereceu á gastronomia algarvia com maravilhosas receitas com produtos hortícolas, plantas silvestres e carne proveniente dos pastos serranos.
Mundialmente famosa, a doçaria é de comer e chorar por mais! Não há como resistir ao sabor e aspecto da doçaria confeccionada com amêndoas, figos, laranjas e alfarrobas originais do Algarve, a que se adiciona açúcar e ovos.

Provenientes desta região estão também a famosa aguardente de Medronho, os licores de frutos e os vinhos da região.

 MV

Sem comentários: