Sabores do mundo

Recentemente tive a alegria de reencontrar uma amiga de infância, que vive nas antípodas de Portugal. Em conversa surgiu a ideia de falar sobre a culinária e pratos típicos da Austrália.
A ela dedico este artigo – para ti, Pequenina!

Misa e Pequenina
Comunidade da Austrália é o nome oficial do país que está no hemisfério sul, localizado na Oceânea e é constituído pela menor área continental do mundo, pela Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos Oceâneos Índico e Pacífico. Também é conhecida por “continente-ilha”.
O nome Austrália deriva da palavra latina “australis” que significa “austral”, ou seja, do sul e a sua origem surge nas lendas do século II sobre a “terra desconhecida do sul”.

Durante cerca de 40 mil anos antes da colonização europeia, iniciada em finais do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes.
Actualmente a população do país é de 23,4 milhões de habitantes. 60% concentra-se em redor das capitais continentais estatuais de Sidney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Darwin. A capital é Camberra e Sidney a cidade mais populosa.

Embora haja uma teoria que a Austrália tenha sido descoberta pelos portugueses, a verdade é que o primeiro avistamento europeu registado do continente australiano e o primeiro desembarque europeu na sua costa foram atribuídos ao navegador holandês Willem Janszoom que avistou a costa da Península do Cabo York no ano de 1606.
Em 1770 a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos e inicialmente colonizada através do transporte de presos para a colónia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de Janeiro de 1788. Foi esta a data escolhida para celebrar o dia da Austrália.

A 1 de Janeiro de 1901, as seis colónias existentes tornaram-se numa Federação e formou-se a Comunidade da Austrália. Desde essa data que a Austrália mantem um sistema político democrático liberal estável e continua a ser um reino da Commonwealth. Desde 1907 que está sob o domínio do Império Britânico.

Foto 1 - Bush Tucker
Durante os 60 mil anos em que os indígenas australianos ocuparam o território, desenvolveram uma alimentação de “apanha e caça” conhecida como Bush Tucker.
Os aborígenes nada semeavam, limitavam-se a apanhar os frutos e sementes da terra, a caçar e pescar o que havia à sua volta. (foto 1)

De 1788 a 1900 durante o período da colonização britânica a alimentação foi influenciada pela culinária britânica e irlandesa, com produtos como a carne de vaca, ovelha e o trigo que passaram a fazer parte da dieta nacional.
No pós-guerra com o programa de imigração, os imigrantes trouxeram novos sabores em especial a culinária mediterrânea como a italiana e grega, a culinária asiática de países como o Japão, China, Indonésia e Tailândia.

Foto 2 - Vegemite
A gastronomia neste país é uma mistura de gastronomias com forte influência das culinárias asiáticas e europeia e com alguma inspiração na cozinha aborígene.
Portanto, na Austrália, come-se de tudo!

Entre os vários sabores herdados dos imigrantes, na cozinha do dia a dia australiana encontramos os seguintes pratos típicos:
Vegemite - uma pasta escura à base de vegetais que se passa no pão ou torrada, tem gosto de cerveja misturado com caldo de carne, rica em vitamina B e muito apreciada;  (foto 2)
Meat Pie - tradicional empada de carne picada de canguru, crocodilo ou outras; (foto3)
Foto 3 - Meat Pie

Foto 4 - Tim Tam
Tim Tam - um biscoito de chocolate recheado com chocolate cremoso e com cobertura de chocolate. Uma das melhores delícias australianas;  (foto 4)
-  Fish and Chips - filete frito de peixe com batata frita;  (foto 5)
Foto 5 - Fish and Chips
Salada de caranguejo com castanha macadamia, camolila e leite;  (foto 6)
Foto 6 - Salada de Caranguejo
Salada de camarão grelhado com limão e manga verde; (foto 7)


Cebola australiana – passada por uma base e frita; (foto 8)
Foto 7 - Salada de Camarão

Foto 8 - Cabola Australiana
Barbecue- uma paixão Aussie é o Barbie (gíria para churrasco). Normalmente é feito em chapa eléctrica ou a gás, que se encontra na maioria dos parques públicos espalhados no país. Se for convidado para um Barbie, é usual levar a sua própria carne (bifes e salsichas) e bebida; (foto 9)

Foto 9 - Barbie
Carne de carneiro assada no forno com vegetais e batata;
Lamington - bolo de massa leve, cortado aos quadrados, com cobertura de chocolate e coco ralado; (foto 10)
Foto 10 - Lamington
Pavlova - sobremesa feita de merengue, morango e maracujá, crocante por fora e macio por dentro e decorado com frutos. Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem da bailarina russa Anna Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e em sua homenagem criaram esta delícia gastronómica que é servida em festas tradicionais como o Natal nos dois países da Oceânea. (foto 11)

Foto 11 - Pavlova
Peixes e frutos do mar são alimentos muito consumidos e presentes na mesa do australiano, devido ao facto de estarem cercados pelo mar por todos os lados.
Foto 12 - Carnes
Além das carnes de canguru, ema e camelo, a carne assada também tem o seu lugar e é tradição temperar a carne do churrasco com cerveja. (foto 12)

O vinho australiano é produzido em 60 zonas de produção distintas, totalizando 160 mil hectares, principalmente nas regiões do sul, as partes mais frias do país. As regiões de vinho em cada um desses estados produzem castas e estilos diferentes consoante o clima e o tipo de solo locais.


Misabel Machado Fonseca

Sem comentários: