O grande prémio de Macau

O Grande Prémio de Macau é um evento internacionalmente conhecido devido às exigências do circuito urbano “Circuito da Guia”, reconhecido como o mais exigente do mundo nos meios do desporto automóvel e do motociclismo. 
O evento é sempre realizado anualmente no mês de Novembro. 
É um período que dá muita vida à cidade não só pela invasão de turistas e entusiastas da modalidade assim como dos pilotos e elementos que compõem as equipas participantes e numerosos representantes dos órgãos de comunicação social.


O primeiro “Grande Prémio de Macau” realizou-se a 30 e 31 de Outubro de 1954 e contou com 15 participantes numa prova de 51 voltas ao circuito da Guia (6,2 km) que durou quatro horas. 

O vencedor da prova inaugural foi Eddie Carvalho, tripulando um Triumph TR2, enquanto Gordon "Dinga" Bell conseguiu a volta mais rápida com 4m12s ao volante de um Morgan. 
Geralmente as corridas são realizadas ao sábado e domingo, sendo as principais corridas no último dia do programa (Domingo). 
Actualmente, as 3 principais corridas são: 
1. Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – 15 voltas 
2. Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA – Corrida da Guia de Macau – 2 corridas de 9 voltas com 15 minutos de intervalo 
3. Grande Prémio de Motos de Macau – 15 voltas

As Corridas de Suporte: 
1. Taça GT Macau – 12 voltas
2. Taça de Carros de Turismo de Macau – 12 voltas 
3. Macau Road Sport Challenge – 10 voltas 
4. Corrida de Interport MAC/HK – 10 voltas O Circuito da Guia tem 6,2 km de extensão e 7m de largura mínima e é um circuito urbano com curvas sinuosas, como a curva da Melco. 
Para mais informações sobre o Grande Prémio de Macau siga o link: http://www.macau.grandprix.gov.mo/app/home/gp59/pt



                                                                        * foto do circuito da Guia tirada da wikipédia

Sem comentários: