Porco balichão tamarinho com arroz carregado

Há, nos restaurantes indonésios, um prato chamado “Lonton-tiap nó mai”, que consiste de rodelas de arroz carregado, coberto com talhadas de carnes (galinha, vaca, porco, etc.), cada qual com o seu molho especial, muito picante, por cima. É muito superior ao nosso arroz. Trata-se de uma adaptação simplificada, que aqui chegou via Timor.

Receita

Lava-se uma libra de arroz e corta-se uma boa porção de cebola verde.
Refoga-se num tacho, com banha a ferver, cebola cortada, sal e pimenta; depois de algum tempo junta-se o arroz e dão-se algumas voltas com a colher, juntando a seguir a água necessária. Logo que comece a ferver, vai-se moderando o lume.
Quando estiver bem cozido, deita-se numa travessa oval, carregando com uma espátula, e pinta-se com banha o rosto do arroz. Come-se com porco balichão tamarinho, que se prepara deste modo:

Uma libra de carne de porco, cortada em pedaços e temperada com sal, pimenta, e sutate “Sam Chau”.
Deita-se banha numa tigela, a seguir, uma colher de balichão, e, finalmente, os bocados de porco que devem ser antes cozidos; ao levantar fervura, e quando começar a ficar cozido, junta-se ¼ de chávena de tamarinho que tenha sido molhado previamente, se se juntar o tamarinho logo no começo, o porco ficará duro como uma pedra. Antes de se retirar do lume o cozinhado, é necessário juntar uma colher de jagra ralada.
Esta porção chega para duas pessoas.

Esta receita foi tirada da Semana Gastronómica Macaense, realizada em Março de 1983, em Macau, e coordenada pelas chefes de cozinha D. Aida Jesus e D. Alice Pinto Marques.

Cortesia de Carlos da Silva Manhão

Sem comentários: