Os sabores do Mundo


Como estamos na época natalícia, vou falar um pouco sobre as guloseimas do
natal.
 A doçaria portuguesa é muito rica, quer seja conventual, da pastelaria ou caseira, do norte a sul de Portugal e espalhada pela Diáspora.

As famílias portuguesas costumam reunir-se nos dia 24 e 25 de Dezembro.

Na minha família costumamos consoar, em casa de um de nós, e depois do jantar trocamos lembranças entre miúdos e graúdos.
As sobremesas são sempre muito gulosas, vejamos:

Temos os “mexidos” feitos pela minha Mãe, cuja receita veio da bisavó e ninguém os faz como ela. Há quem lhe chame “formigos”, o que é o mesmo. É um doce tradicional português (foto 1).

Outro doce feito pela minha Mãe é o “toucinho do céu” que leva 18 gemas, amêndoa moída e açúcar. É divinal, conventual e tipicamente português (foto 2).


Temos também as “fatias douradas”, especialidade da minha irmã, que nunca falta na mesa (foto 3)

Os cuscorões também fazem parte das nossas sobremesas doces (foto 4).


Sobre a mesa, há ainda as “azevias” (foto 5) que podem ser recheadas de batata doce ou grão, os “sonhos de abóbora”, as “broas castelar” ou de mel, a “lampreia de ovos”, (foto 6) e para finalizar o “bolo rei” (foto 7).

Ainda há pouco tempo o “bolo rei” trazia uma fava e um presentinho. O presentinho era uma miniatura de qualquer coisa, devidamente embrulhado e enfiado na massa do bolo. Guardo uma colecção de miniaturas de imagens do presépio.
A tradição mandava que a quem saísse a fava ficava obrigado 
a oferecer um bolo até ao dia de reis ou seja até 6 de Janeiro. Mas, com a adesão de Portugal à europa, quer a fava quer o presentinho foram retirados do bolo para ninguém se engasgar ou ir até ao hospital. A tradição continua, mas sem as surpresas dentro do bolo que fazia as delícias de todos nós.

O “bolo rei” actualmente tem por companhia o “bolo rainha”. A diferença está que o “bolo rainha” apenas leva pinhões e amêndoas, enquanto o “bolo rei” leva diferentes frutos cristalizados e é muito colorido! “Comizaina ui di sábroso” !!!
A todos desejo um Doce Natal e um Feliz Ano Novo!

Sem comentários: