Gastronomia das regiões de Portugal

Gastronomia Beirã

BEIRA ALTA

A gastronomia da Beira Alta é arrojada na sua herança gastronómica, onde predomina essencialmente produtos de elevado valor calórico, essenciais na árdua labuta a que o cultivo das terras obriga.
Humildes e desartificiosas, autóctones e criativas, são as características das iguarias que compõem o cardápio deste município localizado no Centro Norte de Portugal.

Este assume várias facetas conforme as épocas festivas, os usos e os costumes e as colheitas, qual deles o mais opulento em sabedoria popular.

As técnicas artesanais da feitura do pão, enchidos e queijos, alegram os olhos curiosos daqueles que procuram a genuidade; o cabrito assado ou uma truta recheada acompanhada do néctar Terras do Demo, e finalizar com um arroz doce na cesta ou uma maçã assada é motivo para se resignar à arte de bem comer.

BEIRA BAIXA


A gastronomia regional da Beira Baixa, desde sempre apreciada pela sua riqueza e diversidade, encontra-se estreitamente ligada à história e aos costumes de um povo outrora limitado pela sua localização geográfica e pelos recursos agrícolas obtidos da própria terra.

As sopas, que se caracterizam quase sempre pela abundância em hortaliças, leguminosas secas e pela presença moderada de azeite, proporcionam-lhe uma fonte sadia e equilibrada de nutrientes reguladores e protectores. Além disso, são pratos que saciam e comportam um baixo valor calórico.

Os pratos principais congregam combinações únicas concebidas e aperfeiçoadas ao longo dos tempos e das quais resultam as melhores iguarias da região.

Remetidas para o final, mas não menos apetecíveis, as sobremesas tradicionais Beirãs, na sua maioria de origem popular, complementam ingredientes nutritivos, como o leite e os ovos.

Não esquecemos os produtos alimentares regionais! Os queijos, que gozam da maior fama, são elaborados de forma artesanal com leite de ovelha ou de cabra, ou mistura de ambos, sendo apreciados por todo o País.

MV

Sem comentários: