Sabores do Mundo

Levaram-me a comer CACHUPA, que hoje vamos todos saborear! Digo “saborear” pois a primeira vez que provei este prato, fiquei desiludida. Muito desiludida mesmo. Estava muito mal confeccionado. A minha amiga, não se conformou por eu não o ter apreciado. Então pediu à sua empregada, que é angolana e optima cozinheira, que fizesse este prato e deu-me a comer. Realmente era delicioso, apaladado e muito gostoso. Feito de véspera fica melhor. É um prato forte, idêntico à feijoada à portuguesa. Mudei a minha opinião sobre esta especialidade Cabo Verdiana. A CACHUPA é um prato típico da gastronomia de Cabo Verde e é comum em todas as ilhas. Há duas maneiras de confeccionar a CACHUPA: com vários tipos de carne e enchidos chama-se Cachupa rica e apenas com peixe é a Cachupa pobre que é acessivel à população com menos recursos. Em Cabo Verde há famílias que comem quase diariamente a cachupa pobre. A base deste prato é o feijão, milho, legumes, batata, mandioca e tudo o que a terra der! Cabo Verde é um arquipélago constituido por dez ilhas vulcânicas e montanhosas das quais nove são habitadas e vários ilhéus desabitados.
Situa-se no Oceâno Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar/Senegal na Costa de África Ocidental.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes, foi colónia portuguesa até à independência em 1975, a lingua oficial é o português e tem cerca de meio milhão de habitantes.
A capital, Cidade da Praia fica na ilha de Santiago que é das maiores e mais populosa.
As ilhas a Barlavento são: Santo Antão, a maior deste grupo e São Vicente com a cidade de Mindelo são as mais populosas; Santa Luzia é desabitada; São Nicolau e Boa Vista.
As ilhas a Sotavento são: Maio,foi descoberta nesse mês; Santiago com a capital; Fogo com o vulcão activo e Brava.
Todas estas ilhas têm poucos recursos. A população dedica-se à agricultura e à pesca. Mas como não chove a agricultura não sobrevive. Não há colheitas, tudo seca antes de crescer. No mar está a riqueza marinha deste povo.
Conta-se, que quando Deus estava a construir o mundo dotou todos os continentes e suas terras com coisas boas para o homem explorar e poder viver, tais como: as florestas, os minérios, o petróleo, os animais, a água, etc. etc. Quando, ao sétimo dia, terminou o seu trabalho, sacudiu as mãos. As particulas que se soltaram das mãos de Deus, cairam no mar dando origem às ilhas que constituem o arquipélago de CABO VERDE.
Infelizmente, Deus tinha esgotado as coisas boas e nada mais tinha para dar áquele povo!
Assim se explica que este conjunto de ilhas seja tão pobre e tão seco.
O prato típico “Cachupa” nasceu da mistura de tudo o que consegue sobreviver na agricultura e da imaginação do homem.
Receita:
http://receitas_cv.blogs.sapo.cv/1182.html

Ingredientes:
-1 litro de milho
Por cada litro de milho, utilizar 1/3 de feijão (todo o tipo ou daquele que mais gosta):
-Favona (espécie de feijão-branco grande)
-Feijão-pedra
-Feijão-vermelho
-Feijão-congo
-Feijão-preto
-2 litros de água
-150 gramas de toucinho /bacon
-2 cebolas grandes
-4 dentes de alho
-1 chouriço médio
-6 folhas de couve-portuguesa ou couve lombarda
-1 kg de entrecosto de porco
-400 gramas de batata doce
-400 gramas de mandioca e/ou abóbora
-1 chispe de porco (facultativo)
-Sal

Preparação:
Demolhar o milho e os feijões 24 horas antes.
Depois, põe-se em água a cozer juntamente com o toucinho/bacon, as cebolas, os dentes de alhos picados, o chouriço e o chispe.
Quando o milho estiver quase cozido, junta-se o entrecosto, a couve cortada aos bocados, a mandioca e/ou abóbora e a batata doce.
Outra opção é cozer as carnes à parte e utilizar essa água para cozer as couves, a batata doce, mandioca e/ou abóbora.
Vai-se vigiando a cozedura para que o caldo não seque. Fica com bastante molho.
Serve-se em pratos fundos e colher.
Bom apetite!

4 Setembro 2013                              Misabel Machado Fonseca

Sem comentários: