O Grande Prémio de Macau é um evento internacionalmente conhecido devido às exigências do circuito urbano “Circuito da Guia”, reconhecido como o mais exigente do mundo nos meios do desporto automóvel e do motociclismo.
O evento é sempre realizado anualmente no mês de Novembro. É um período que dá muita vida à cidade não só pela invasão de turistas e entusiastas da modalidade assim como dos pilotos e elementos que compõem as equipas participantes e numerosos representantes dos órgãos de comunicação social.
O primeiro “Grande Prémio de Macau” realizou-se a 30 e 31 de Outubro de 1954 e contou com 15 participantes numa prova de 51 voltas ao circuito da Guia (6,2 km) que durou quatro horas.
O vencedor da prova inaugural foi Eddie Carvalho, tripulando um Triumph TR2, enquanto Gordon "Dinga" Bell conseguiu a volta mais rápida com 4m12s ao volante de um Morgan.
Geralmente as corridas são realizadas ao sábado e domingo, sendo as principais corridas no último dia do programa (Domingo).
Actualmente, as 3 principais corridas são:
2. Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA – Corrida da Guia de Macau – 2 corridas de 9 voltas com 15 minutos de intervalo
3. Grande Prémio de Motos de Macau – 15 voltas
As Corridas de Suporte:
1. Taça GT Macau – 12 voltas
2. Taça de Carros de Turismo de Macau – 12 voltas
3. Macau Road Sport Challenge – 10 voltas
4. Corrida de Interport MAC/HK – 10 voltas
O Circuito da Guia tem 6,2 km de extensão e 7m de largura mínima e é um circuito urbano com curvas sinuosas, como a curva da Melco.
Para mais informações sobre o Grande Prémio de Macau siga o link: http://www.macau.grandprix.gov.mo/app/home/gp59/pt
* foto do circuito da Guia tirada da wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário