PRIMEIRA PARTE: Tempera-se a galinha já cortada em 8 pedaços, o porco, a vitela e as rodelas de chispe com sal e pimenta: deixam-se neste tempero por algum tempo.
SEGUNDA PARTE: As pernas de pato salgado e os chouriços são cortados aos bocados e cozidos em banho-maria.
TERCEIRA PARTE: A pele torrada, depois de lavada em água morna e bem limpa de pêlos e escaldada, é posta à parte.
QUARTA PARTE: Os vegetais devem ser bem lavados e tenros; os nabos cortados em tiras grossas, para não se partirem.
Modo de preparar:
Deita-se em banha suficiente num tacho para estrugir cebola da Índia e cebola picadas; logo que estas alourarem, juntam-se-lhes o porco, a vitela, o chispe e, por fim, os 8 pedaços da galinha. Mexe-se tudo muito bem Para não ficar colado ao tacho e, só depois de muito bem refogado, é que se lhe junta água que cubra as carnes e mais 2 cups; deixa-se ferver por 1 hora, após o que lhe juntam as peles escaldadas, e cozinha-se a lume brando. Se os bocados de chispe forem duros, deixem-se cozer até que se retirem os 8 bocados de galinha, de maneira a não ficar a carne desfeita. A seguir, juntam-se-lhes os vegetais e só 45 minutos antes de se retirar do lume é que se deitam os bocados de pato e os chouriços.
Esta receita foi tirada da Semana Gastronómica Macaense, realizada em Março de 1983, em Macau, e coordenada pelas chefes de cozinha D. Aida Jesus e D. Alice Pinto Marques.
Cortesia de Carlos da Silva Manhão
Sem comentários:
Enviar um comentário