Dia de S. José (o Dia do Pai)

JOSÉ
   

O nome José tem origem bíblica.
 

José foi marido da mãe de Jesus.
 

Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C. pertencia à tribo de Judá, e era descendente do rei David de Israel. No catolicismo, é considerado um santo e chamado de São José.


A Judeia é uma região que fica a oeste do Mar Morto, entre esse e o Mar Mediterrâneo, estendendo-se a norte até às colinas de Golan e a sul à faixa de Gaza, sendo actualmente regiões em permanente conflito entre Israel e Palestina.


José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, que era o principal local de culto do povo de Israel e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado a seu filho.


No Novo Testamento, José é uma pessoa discreta, está totalmente em função de Cristo, um homem silencioso e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data da sua morte, mas presume-se que seja anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando Jesus tinha 12 anos, (conforme Evangelho de S.Lucas) José ainda estava vivo, uma vez que todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa.


São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, foi proclamado "protector da Igreja Católica Romana"; "padroeiro dos trabalhadores", pelo seu ofício e, "padroeiro das famílias", pela fidelidade a sua esposa, sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.


Em Macau encontramos um Seminário com o seu nome, assim como tantos outros colégios, externatos ou escolas. Em quase todas as famílias existe um elemento de nome “José”.


O significado do nome de José revela, ousadia, espírito competitivo, independência, força de vontade e originalidade.


O “Dia do Pai”, em Portugal, é comemorado a 19 de Março, dia em que a Igreja Católica celebra São José, marido de Maria a mãe de Jesus Cristo, e assim homenagear todos os progenitores paternos. Este dia noutros países é celebrado em diferentes datas. Por exemplo, no Canadá, Estados Unidos, Holanda, Macau e Hong-Kong comemoram no 3º domingo de Junho, no Brasil no 2º domingo de Agosto, na Austrália no 1º domingo de Setembro, na Tailândia a 5 de Dezembro e etc..


Além de Portugal, celebram na mesma data os seguintes países; Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Listenstaine, Guiné-Bissau e Bolívia.


A institucionalização dessa data é recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai que criara sozinho seis filhos com a ajuda da Sonora que tinha 16 anos, quando a sua mãe morreu no parto do sexto filho.


O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano, Richard Nixon oficializou o “Dia do Pai”.
MIsabel Machado

Sem comentários: