Trata-se de um jogo para meninas, utilizando cinco saquinhos feitos de pano colorido e cheios de arroz ou feijão. Actualmente, os saquinhos são vendidos em caixinhas, perdendo-se o prazer de os confeccionar de forma personalizada.
O jogo é constituído por duas etapas. A 1ª etapa inicia-se atirando os cinco saquinhos ao ar de forma a caírem sobre a mesa separados uns dos outros. Caso fiquem dois ou mais sacos sobrepostos, o jogador perde a vez (este é o procedimento que inicia todas as provas). Seguidamente escolhe-se um dos sacos e atira-se ao ar. Enquanto este sobe, apanha-se um dos sacos que ficou na mesa e recolhe-se de imediato o saco lançado ao ar, antes do mesmo cair sobre a mesa. Repete-se até serem recolhidos, um a um, os restantes sacos que ficaram sobre a mesa.
As 3 provas seguintes consistem na mesma operação, recolhendo dois sacos de cada vez, depois um saco e os três restantes e finalmente os quatro de uma vez.
Terminada esta etapa, passa-se à etapa das flores. Dada a sua enorme variedade, apenas se exemplificam três delas:
Agulha: atiram-se os cinco saquinhos ao ar de modo a que caiam sobre a mesa separados uns dos outros. Escolhe-se um dos saquinhos e atira-se ao ar. Enquanto o saquinho sobe, agarra-se um dos sacos que ficaram na mesa com o polegar e o dedo médio, formando uma argola, por entre a qual, o saquinho que foi atirado ao ar terá de passar no seu trajecto descendente. Em seguida atira-se ao ar o saquinho que ficou na mão e repete-se o processo, fazendo passar todos os saquinhos pela argola, tendo o cuidado de os colocar o mais junto possível uns dos outros, após passar pela argola, isto, porque esta prova termina atirando ao ar o último saquinho que fez a argola e de uma só vez agarrar os quatro saquinhos e recolher na queda o saquinho que foi atirado ao ar.
Pega e larga: Com os cinco saquinhos atirados sobre a mesa, lança-se um deles ao ar e enquanto o saco sobe apanha-se um dos saquinhos que ficaram na mesa e recolhe-se o saquinho no seu movimento descendente. Com os dois saquinhos na mão atira-se um deles ao ar, larga-se o outro sobre a mesa e a apanha-se outro a tempo de recolher no ar o saquinho atirado.
Repete-se a operação até se terem lançado ao ar os cinco saquinhos. Ao lançar o último dos cinco saquinhos ao ar, agarra-se de uma só vez os quatro saquinhos que ficaram sobre a mesa e apanha-se o saquinho atirado ao ar no seu movimento descendente.
Para abrir a gaiola, atira-se ao ar um dos cinco saquinhos espalhados sobre a mesa, dá-se uma palmada na mesa e recolhe-se o saquinho atirado ao ar.
De seguida atira-se de novo o saquinho ao ar e com a mão direita empurra-se um dos saquinhos que estão sobre a mesa para dentro da gaiola e recolhe-se o outro saquinho no seu movimento descendente. Repete-se esta operação até passarem todos os restantes saquinhos para dentro da gaiola.
Fecha-se a gaiola da mesma forma como se abriu. Finalmente, volta-se a atirar o saquinho ao ar e recolhem-se os restantes quatro que ficaram sobre a mesa, já sem a gaiola feita com a mão esquerda, recolhendo depois o saquinho que foi lançado ao ar.
Após a etapa das flores, passa-se à pesagem, ou seja, a fase de contagem de pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário