O dim sum está ligado à tradição mais antiga das “casas de chá” que têm as suas raízes nos antigos viajantes que necessitavam de um local para descansar. Agricultores exaustos, depois de um árduo trabalho nos campos, frequentavam as “casas de chá” para uma relaxante tarde de chá.
Inicialmente, era considerado inadequado combinar o chá com a comida, porque acreditava-se que levaria a um excessivo aumento do peso. Mais tarde descobriu-se que o chá ajudava na digestão e os proprietários das casas de chá começaram a incluir vários petiscos na ementa.
Muitos restaurantes começam a servir o dim sum às cinco da manhã.
É tradição os mais idosos juntarem-se para comer o dim sum após os exercícios matinais. Para muitos, no Sul da China, Yum Cha (ir à casa de chá) é considerado o dia semanal da família, normalmente, ao fim de semana. De acordo com a tradição, os restaurantes de dim sum mais típicos, só servem o dim sum até ao meio da tarde, servindo outros pratos típicos da cozinha cantonense ao jantar.
Resturante Yum Cha, na Praceta de Maputo, 6A, em Oeiras, mesmo em frente ao Jardim dos Combatentes (Av. do Ultramar/Av. de Moçambique), na Quinta da Figueirinha. (ver no google map)
Tel - 214415481
Restaurante Dim Sum, no Cacém, na Rua António Nunes Sequeira, 14.
Perto da estação da CP, ao lado da Junta de Freguesia de Agualva/ Cacém e em frente à Esc. Sec. Ferreira Dias. (ver no google map)
Tel – 219135848
Restaurante Hong Kong Grande Palácio, na Rua Pascoal de Melo, 8A, em Lisboa. (ver no google map)
Tel - 218123349
Restaurante Mandarim, no Casino do Estoril.
Tel - 214667270 (ver no google map)
Além do dim sum, poderão encontrar outros pratos tipicamente cantonenses, feitos à maneira de Macau e de Hong Kong.
Bom proveito!
1 comentário:
Olá! Vivi em Macau 5 meses e meio, e sinto imensa falta da comida... obrigada por partilhar estes endereços de restaurantes connosco. Cpts!
Enviar um comentário