As receitas da Ti Mari

RECEITAS DE BOLINHOLAS

Macau, 15 de Setembro de 1872




12) BOLLO DE COCO


2 arrates de assucar em pronto, 1 dito de coco, 1 medida de ralão mal torrado e 1 ¼ de manteguilha, depois de estar feito se porá no forno para assar.

13) BOLLO DE MARTA

4 arrates de assucar quebrado feito em pó 24 claras de ovos bem mexido, 2 arrates de coco, muida, bem fino, 1 medida de farinha torrado, 1 arratel de manteguilha depois d’isto se porá na bassea para por no forno para assar. Rolão é a parte que se separa do trigo moida entre a farinha e o farello.

14) BOLLO GOSTOSO

1 catte e 14 taeis de assucar em ponto 24 gemas de ovos 6 com clara 12 taeis de coco, 1 chupa de farinha torrado tudo isto misturado, se porá no formo para assar

Observações:

ARRATE - forma popular e antiga de ARRÁTEL (do árabe arratl) - é um peso antigo de 4 quartas ou 16 onças, correspondente a 459gramas.

CATTE - 1 cate corresponde a 604,8 gramas.  1 cate tem 16 taeis e 1 tael equivale a 37,8g.

Receitas da TI Mari - Livro manuscrito no século 19, (com 138 anos) oferecido gentilmente pelos Confrades Florita Morais Alves e Victor Morais Alves, à Confraria da Gastronomia Macaense, da autoria da Senhora D. Francisca Alvez dos Remédios (Ti Mari).


Nota: As receitas aqui expostas são exactamente as que estão escritas nos apontamentos da senhora D. Francisca dos Remédios. Quanto à confecção das mesmas fica ao critério de cada um. Vá lá, puxem pela imaginação e cozinhem com paixão e não se esqueçam de nos informar dos resultados obtidos, combinado?

Sem comentários: