Cíntia Serro



Quem não conhece os cozinhados da nossa amiga Cíntia, exímia cozinheira da culinária macaense?

Cíntia de Carvalho Conceição do Serro nasceu em Abril de 1943, em Macau, e criada no Bairro de S. Lourenço. Estudou em Macau no Colégio de Santa Rosa de Lima e no Liceu Nacional Infante D. Henrique. Fez toda a sua carreira profissional em Macau tendo trabalhado em diversos organismos públicos. Completou em 1976 o curso de Hotel Operations, na Escola de Indústria Hoteleira de Macau.

A convite dos órgãos da Direcção da Casa de Macau de Toronto em 2007, foi representante dessa Casa na Confraria da Gastronomia Macaense, convite esse renovado pela Direcção da mesma Casa de Macau em 2009 e 2011.

A convite da Comissão Executiva do Encontro das Comunidades Macaenses de 2010, participou na Conferência sobre a Gastronomia Macaense realizada na Escola Hoteleira de Macau.  

Durante a sua vivência em Macau, teve o privilégio de, sob a orientação e o apoio da tia/mãe Albertina Martins de Carvalho Borges, presentemente com 92 anos, aprender a confeccionar a maioria dos pratos da culinária macaense.

Herdou praticamente todos os seus cadernos de apontamentos e manuscritos, que por sua vez deve ter herdado dos seus antepassados de Macau.

Amante da cozinha e fiel seguidora das receitas herdadas da sua tia Albertina, Cíntia cozinha sempre com paixão, sobretudo pratos tipicamente macaenses, não só pela comida em si, mas especialmente pelo seu significado e pelos sentimentos e recordações.

Cíntia recorda que, antigamente não havia o costume de realizar festas nos restaurantes como acontece nos dias de hoje. Os aniversários e ocasiões especiais eram festejados nas próprias casas com o tradicional chá gordo, composto por iguarias preparadas com muita dedicação pelas senhoras macaenses e com a colaboração dos familiares e amigos. Nos casamentos, havia o cuidado de ter as mesas muito bem enfeitadas com adereços próprios e bolinhos especiais.

Cíntia encorajada por um amigo escreveu então "O livro de receitas da minha tia/mãe Albertina" e diz ela que é uma grande honra poder escrever sobre um assunto que lhe é tão querido.

O lançamento do livro de receitas teve lugar a 18 de Março 2012, em Toronto, posteriormente será igualmente lançado em Macau e Lisboa.

Vamos contar os dias até que consigamos adquirir o tão desejado livro de receitas !
  
Um muito obrigado Cíntia pela dedicação e pelas receitas centenárias que nos presenteia nesse livro sobre a confecção da nossa tão deliciosa comida que é a culinária Macaense.

1 comentário:

GinaB disse...

Muitos Parabéns Cíntia!