A gastronomia dos Açores é variada e foi obtida, em quase todos os seus elementos, a partir das receitas de Portugal Continental.
O Cozido das Furnas, por exemplo, é único por só ser possível a sua confecção neste local. Inspirado no conhecido Cozido à Portuguesa, a cozedura lenta, nas terras sulfurosas das Furnas, confere-lhe um sabor único, digno do paladar dos mais requintados apreciadores.
A Alcatra da Terceira, com remotas origens na Chanfana, ganha a sua própria identidade com a adaptação dos ingredientes, sendo cozinhada em forno de lenha, dentro de pequenos alguidares de barro.
A gastronomia Açoriana, é, de uma forma geral, mais picante do que a do Continente. São muitas as receitas de carne e peixes e abundantes os saborosos mariscos como os Cavacos, Lagostas, Santolas, Lapas e Cracas. A doçaria é rica e varia bastante de ilha para ilha.
O queijo dos Açores é preparado principalmente a partir de leite de vaca, enquanto os queijos do Continente são sobretudo de cabra e de ovelha. Aos Açorianos foi dado o dom de dominar este ofício e conseguir assim produzir alguns dos melhores queijos da Europa.
Os vinhos de mesa, nos Açores, são principalmente destinados ao consumo local, sendo as produções da ilha do Pico as únicas a competir com os vinhos de gama média de outras regiões da Europa.
O Queijo de São Jorge, o ananás doce e sumarento de São Miguel e o vinho aperitivo do Pico, que em outros tempos chegou à mesa dos Czares, são lugares obrigatórios de paragem de paragem num roteiro gastronómico pelos Açores.
Madeira
A gastronomia madeirense varia entre a tradicional e a contemporânea, usando os diversos produtos regionais, de grande qualidade, que permitem a confecção de um variado menu de especialidades que vão desde a cozinha regional até à cozinha internacional, passando ainda pela gourmet.
Ilha situada em pleno Atlântico, os peixes e mariscos são saborosos e cozinhados com tradição, os filetes de peixe-espada preto ou bifes de atum, acompanhados com o milho frito estaladiço, o polvo, mariscos deliciosos, começando pelas lapas, caramujos (burriés) e muitos outros.
Nas carnes, o prato mais famoso será a espetada de vaca em pau de loureiro, que lhe dá um sabor inconfundível. Muito apreciados são também o cuscuz de fabrico caseiro, a sopa de trigo e a carne de vinha-d’alhos.
Com um clima excepcional, a Madeira produz uma grande variedade de produtos, em destaque a cana-de-açúcar, frutos tropicais tais como, banana, ananás, pera abacate, anona, manga e maracujá, usadas em bebidas e delicadas sobremesas.
O famoso vinho da Madeira, que tem uma variedade enorme de castas, sendo as mais importantes o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia, bebido como aperitivo ou digestivo, acompanha muito bem o tradicional bolo de mel, feito com mel de cana.
O bolo do caco muito famoso, bem, não é um bolo, mas um pão cozido sobre uma telha, que acompanha normalmente a espetada com manteiga d’alho.
Também com batata-doce se faz pão na Madeira, e as apetitosas rosquilhas de batata-doce.
Fotos tiradas da Internet
Sem comentários:
Enviar um comentário