Marisa

A Marisa concluiu o seu doutoramento em Antropologia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa com a tese: Macau Sá Filo: Memória, Identidade e Ambivalente na Comunidade Euroasiática Macaense, o qual foi Aprovado com Distinção nas provas públicas de defesa da tese em 29 de Julho de 2013.

Ela chegou ao nosso PCB em Setembro de 2010, no dia da Festa da Lua, e de forma discreta mas expedita, com a ajuda dos macaenses a residir em Portugal, lá começou a dar os primeiros passos nesta grande aventura que seria a de nos conhecer tão bem e a ser tão bem aceite por todos, que passaria a ser integrar o grupo e a ser como uma de nós. Foi mesmo isso que aconteceu, esses laços criaram-se e tornaram-se tão fortes que ultrapassaram o período da sua pesquisa e da escrita da sua tese e até da conclusão do seu doutoramento. Depois de observar, conversar, comer, cantar e dançar – em Lisboa e em Macau – depois de escrever sobre nós, a nossa história e origens, as nossas genealogias familiares e antepassados; e como na atualidade, nós nos sentimos quem somos e porque somos assim, a nossa maneira de sermos e de estarmos em comunidade seja cá, seja em Macau, seja no resto do mundo onde há macaenses que diariamente através das redes sociais, comunicam, estão “juntos” e entre si, recordam outros tempos num outro Macau e mantêm viva esta nossa comunidade. E claro, como não podia deixar de ser, a nossa perdição por comer, sobretudo a nossa ui di sabrosa comida macaense e como a ela é tão, mas tão importante, que nos define como macaenses. Agora a Marisa é simplesmente presença “obrigatória” nas nossas festas e outros convívios. Ela continua curiosa e a fazer muitas perguntas, mas já ninguém nota, aliás, só notamos se por acaso ela lá não estiver. A Marisa diz que o nosso PCB e as nossas comezainas a inspiraram tanto, que agora só quer saber é de investigar, estudar e de escrever sobre comida e, por exemplo, a grande importância desta para a nossa identidade étnica e cultural macaense, de tal modo, que foi reconhecida como Património Cultural Imaterial de Macau em 2012 e um dia, quem sabe, a nossa centenária gastronomia macaense poderá mesmo chegar a ser Património da Humanidade. Nós cá estamos para a continuarmos a apoiar nestes seus projetos futuros, especialmente no que dar-lhe comida para o estômago e para a alma diz respeito!


O PCB deseja à Marisa os maiores sucessos e presta-lhe esta homenagem que é no fundo uma homenagem a todos nós macaenses pelo trabalho científico e rigoroso que ela elaborou e que em breve sairá em livro, para que chegue a toda a gente e que o mundo inteiro saiba da nossa existência ou nos fique a conhecer melhor.

A Cerimónia de Entrega das Insígnias aos Novos Doutores do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa no dia 15 de Dezembro de 2014. A nossa Marisa é das mais novinhas de todos, grande orgulho e muitos parabéns, Marisa.

V I D E O "

Sem comentários: