Origamis

Uma amiga minha fazia trabalhos manuais diversos para passar e fazer render o tempo. Entusiasmei-me na “estrela de Natal” de papel que estava a fazer e, com muito gosto, ensinou-me a fazê-la. Pensei como o papel pode transformar-se em lindas formas de decoração.

Fiz muitas dessas estrelas para decorar a minha casa e para oferecer. Achei que podia diversificar os trabalhos, então fui à Internet e fiquei cativada pelos trabalhos de Origami. Encontrei uma página muito simpática com lindos padrões novos cujas instruções eram muito claras, www.origami-instructions.com De seguida, semanas a fio, esgotei os seus modelos.

Iniciei pesquisas no Youtube para encontrar padrões novas e mais exigentes. Verifiquei que o que aparentemente é difícil e inatingível pode ser ultrapassado com a persistência, força de vontade e auto-confiança. Levava sempre o espírito de esforçar-me o máximo, de ir até o limite das minhas capacidades e de me deixar envolver pela alegria da realização, se falhar nada a censurar. Acho que tinha sido por esse espírito mental que consegui entrar no mundo do Origami. Entrei num concurso on-line organizado por um origamista criador americano e fiquei vencedora de primeira classificada, se bem que concorreram apenas cinco praticantes, rsrsrs. Recebi via postal dos EU o prémio.

O Origami é a arte de dobragem do papel, tradicionalmente é realizada a partir de uma folha quadrada, e, como regra, não se deve usar nem o corte nem a cola, para obter formas belas, inspiradas pela natureza e por vários objectos do quotidiano. É um mundo de modelos, de mera função decorativa a utilitários, como caixas, porta-moedas, porta-cartões, envelopes, marcadores de livros, brinquedos. O origami modular é a junção de várias peças de origami.

Além de arte é uma forma de terapia, com vários benefícios, exercita a criatividade, a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração. Hoje conta com adeptos de todo o mundo e a sua aprendizagem é incentivada em escolas e em terapias mentais.

“A verdadeira, elegante e duradoura arte do origami é como um símbolo para a paz mundial” – Akira Yoshizawa (mestre do origami do séc.XX). Regresso sempre ao origami nos momentos em que necessito da paz interior.

Celestina Rocha

Sem comentários: