Charlie Santos

Nesta edição vamos falar de Charlie Santos

Carlos Alberto da Silva Santos, mais conhecido por Charlie Santos e Canicha para a família e amigos.
Nasceu em Lisboa, filho de pai português (Sr. Arnaldo da Silva Santos) e mãe macaense (D. Maria Quevedo da Silva), terceiro de seis irmãos.
Em 1953 foi viver com os pais em Macau onde frequentou a Escola Infantil, tempos difíceis, não conseguindo comunicar em chinês, tinha uma vida muito solitária.
A sua maior alegria era quando a sua mãe dava uma mãozinha à avó e aos tios no Café/Restaurante Cecília, que era na altura frequentado pelos militares metropolitanos, onde ele podia brincar e falar em português.
Foi também no Cecília que começou a gostar de ouvir o "rock & roll" pois quando se ouviam Elvis, Pat Boone, Paul Anka, Connie Francis, os Platters, e outros mais.
A adolescência já foi bem mais alegre.
Estudou  na Escola Comercial Pedro Nolasco de 1961 a 1966 tendo como "hobbies" preferidos a música pop e a prática desportiva de Hockey em Campo.
No ano de 1966 conheceu o seu primeiro emprego no Hotel/Casino Estoril até ao dia 23 de Dezembro de 1967, altura em que imigrou para o Brasil, a bordo do navio MSV Tjitjalenka.
Quando criança, sonhava em ser um compositor de música "pop", como Paul Anka, Buddy Holly, Neil Sedaka, e outros mais.
Nas férias de Verão de 1963, com um violão adquirido em 3ª mão e com a ajuda de uma velha revista especializada, começou a aprender os primeiros acordes. Alguns meses depois, conhecendo apenas uns poucos acordes, já "inventava" algumas melodias com o violão.
Só em 1968, já no Brasil, finalizou a sua primeira composição, "All I Wanna Do is Cry", vindo finalmente a gravá-la pela 1ª vez em 1992. Também no mesmo ano de 92 compôs e interpretou o hino da Associação da Casa de Macau, intitulado Casa de Macau, uma canção muito apreciada pelas comunidades macaenses espalhadas pelo mundo fora.
Presentemente tem mais de 50 canções pop gravadas em CDs.
Sugerimos uma navegação ao interessante site do Charlie.

17 de Dezembro de 2011

  

2 comentários:

Carlos disse...

PCB Magazine
Muito obrigado pela grande demonstraçáo de carinho em relaçáo ä minha pessoa.
Boa Festas e Feliz Ano Novo
Carlos `Charlie`Santos

GinaB disse...

Não tem de quê agradecer, Carlos! Espero que tenha gostado. Abraços