O jogo da nossa infância - Péng Péng Cói


    Péng Péng Kói, o jogo da carica

    Recordamos aqui mais um jogo da nossa juventude.
Trata-se de mais um brinquedo de confecção caseira, bastando para tal uma carica, um prego, um martelo (muitas vezes substituído por uma pedra) e um cordel.
   Primeiro que tudo é necessário achatar a carica, à martelada, até se transformar num disco. Em seguida, com o auxílio do prego, fazem-se 2 furos, na zona central, através dos quais se faz passar o cordel.
   A etapa seguinte consiste no afiar dos bordos do disco. Esta tarefa era realizada friccionando os bordos nos passeios de cimento, até se obter uma superfície cortante.
    Com o cordel montado e segurando nas duas extremidades, posicionando os dedos conforme se ilustra nas fotos, faz-se rodar a carica de forma a que o cordel se vá enrolando. Após este procedimento, manipula-se o cordel, afastando e aproximando as duas extremidades de modo a que esses movimentos contraditórios façam rodar a carica, ao mesmo tempo que o cordel se vai enrolando e desenrolando. Esta operação será tanto mais perfeita quanto maior for o sibilar provocado pela rotação da carica.
   O objectivo deste jogo de péng péng kói é conseguir cortar o cordel do adversário, o que se consegue com uma carica mais afiada e uma maior destreza no enrolar e desenrolar do cordel.
   Escusado será dizer que os acidentes eram frequentes, uma vez que a manipulação de um objecto cortante em rotação tem resultados imprevisíveis.

2 comentários:

Anónimo disse...

Substituiram o pópó-tché pelo ponteiro!!! Muito curioso este jogo.Bjs
Isabel Machado

GinaB disse...

Tínhamos que inventar porque não havia televisões nem PCs nessa altura e ainda bem. Tanto nos divertimos, que saudades!

O pópótché da Ju tinha ficado na oficina portanto....