Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal


Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646, declarou el-rei D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe, em seu nome e no dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro.
Perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real, depositando-a sobre uma almofada, em ocasiões solenes.
O dogma da Imaculada Conceição foi definido, 200 anos depois,  pelo papa Pio IX, em 8 de Dezembro de 1854, pela bula 'Ineffabilis'.
O acto de coroar Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal, entende-se como forma de devoção e agradecimento à Virgem, pela protecção dispensada ao processo que conduziu à Restauração da nossa independência. Tal episódio teve lugar em Vila Viçosa, já que era lá que a casa de Bragança  tinha o seu solar mais importante.
Em 6 de Fevereiro de 1818, o Rei D.João VI concedeu nova benesse ao Santuário, erigindo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas.
A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.

1 comentário:

GinaB disse...

Dantes o dia de Nossa Senhora da Conceição era quando celebrávamos o dia da Mãe!